Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo…. o que é?

Hipotireoidismo – O que é, e o que sentimos…

Muito se fala sobre Tireoide, mas pouco se explica sobre ela… afinal, pra que serve essa Tireoide? O que é o Hipertireoidismo ou o Hipotireoidismo? O que causa isso?  Hoje, tentarei explicar de forma simples os pontos principais desse assunto.

A Tireoide, é uma das maiores glândulas do nosso corpo. Fica localizada no pescoço 1 dedo abaixo da região do Pomo de Adão (ou como é conhecido popularmente, “Gogó”).

É praticamente uma glândula “Severino”, aquela tipo “faz tudo”… é ela quem regula a ação dos principais e vitais órgãos de nosso corpo, como Coração, Cérebro, Fígado e Rins. Responsável também pela regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na relação de peso corpóreo, concentração, memória, humor, controle emocional, e também no controle de crescimento da criança e adolescente.

A Tireoide, produz os hormônios Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4), que atuam em todo nosso organismo.

Em havendo baixa produção destes hormônios, é causado o Hipotireoidismo. Onde neste caso, tudo passa a trabalhar mais lento no organismo, coração bate mais devagar, o intestino “prende” com certa constância, diminuição de memória, cansaço excessivo, dores musculares, e articulações (artrite, artrose, reumatismo), causa também sonolência, pele seca, ganho de peso, aumento dos níveis de colesterol, podendo inclusive causar depressão. Digamos que, seu corpo, com Hipotireoidismo, ou seja, tendo baixa contagem de hormônio, é como se fosse um carro com pouco combustível, e o motorista (cérebro) estivesse dirigindo na “banguela”, só no ponto morto, sem aceleração pra poder economizar esse combustível escasso.

O Hipotireoidismo pode ainda, provocar fadiga, intolerância ao frio e queda dos cabelos. Estes sintomas, nem sempre estão todos presentes, o que torna necessário pesquisar a disfunção tiroidiana diante de qualquer um deles.

Já no caso oposto, em se tratando de contagem hormonal acima dos níveis ideais, o resultado é o inverso… é como se aquele carro estivesse abastecido com gasolina de avião misturada com nitrogênio, ou seja, vai ser tudo muito rápido… o coração dispara, o intestino solta, pessoa fica agitada, hiperativa, fala mais que o normal, gesticula, dorme pouco pois se sente com muita energia para gastar, mas ao mesmo tempo se sente cansada.

A medicina tradicional alopática, atua nessas patologias, de forma que pessoalmente, não acho ideal, pois não se importam com a causa dessa disfunção, começam dando hormônios sintéticos para casos de Hipotireoide, o que acaba por piorar ainda mais o quadro da pessoa, pois como há outra fonte do hormônio, a glândula simplesmente para de uma vez, causando falência da mesma e em seguida se faz a cirurgia de extração.

No caso de Hipertireoide, é pior ainda, pois como não se importam em descobrir a causa dessa disfunção, eles dão mais hormônios até a glândula entrar em colapso e “morrer”, sendo necessário sua extração e a pessoa passa a usar pelo resto da vida hormônios sintéticosque podem ocasionar outros problemas em seu organismo.

Na Homeopatia, entramos com medicamento natural, sem drogas químicas e ou sintéticas, sem contra-indicações, que atuam regulando a glândula (acelerando ou freando) a produção natural do hormônio. Em paralelo é feito uma minuciosa investigação sobre as causas dessa disfunção e assim, podemos criar um protocolo exclusivo ao seu organismo para resolver seu problema de forma natural, definitiva, sem químicos e sem cirurgias.

Se este é seu caso, procure orientação e terapia homeopática, escreva para terapeuta@emmanuelphilippe.com.br e agende um horário.

 

3 comments

  1. Faço tratamentos a vários com puranT4 75 mcg, sem resultado, os niveis de hormonios estão normais mais sinto todos os sintomas do HIPOITIROIDISMO. O QUE FAZER?

    1. Boa noite Hermes…
      Cada caso é um caso… em homeopatia não existe um protocolo “genérico”… no menu superior tem um link “o que é a homeopatia” te convido a dar uma lida a respeito para entender um pouco a sua ação e o porque ser mais eficiente que a medicina convencional.

      Caso tenha interesse em um tratamento eficiente, mande um email para terapeuta@emmanuelphilippe.com.br e agende um horario de atendimento ?

  2. Durante anos fiz tratamento convencional para tratar a hipotiroidite e nunca tive resultado nenhum… na realidade só tive piora. Tive a oportunidade de conhecer e experimentar o tratamento que o Emanuel traçou para mim dentro de todas as características apresentads e do que ele chama de bagagem passada… com 40 dias de tratamento homeopatico refiz meus exames e surpreendentemente meus niveis de t3 e t4 estavam redondinhos… com isso tive melhora na qualidade do sono, respiração, humor, e parece que até a pele está melhor.Só tenho a agradecer!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *